sexta-feira, 18 de julho de 2008

Certezas...

Do que temos ou pensamos ter certezas? Acho que de nada. Às vezes, movidos pela plena convicção, pensamos estar agindo da melhor e mais correta das formas. É quando, como por encanto, descobrimos que estávamos errados. E aí, não possuímos a tal da certeza? Amigos, ela não existe!


A certeza vem para nos fazer acreditar em um mundo onde não existe pobreza; onde tudo dá certo; onde as pessoas são boas, tem gente até que teve certeza de que o Bush não iria invadir o Iraque. Meu Deus!, quanta ingenuidade. O que precisamos é planejar a vida, estarmos sempre prontos para tudo. É assim que, (não tenho certeza), conseguiremos por em prática grade parte dos nossos projetos.


A certeza às vezes, termina gerando até mentiras. Quem nunca ouviu aquela vizinha ou aquele vizinho, dizer que tinha “plena certeza” de ter visto um caso de adultério ou coisa do tipo, e na verdade ele não viu nada, tudo não passava de um simples engano? Mas será que a “certeza” dele (a) não prejudicou outra pessoa? Ta vendo, coisas da certeza.


O que devemos ter, é autoconfiança, sem perder de vista que estamos sujeitos a falhas, que o melhor plano do mundo pode sim dar errado, afinal, somos humanos. Não temos certeza de nada!

Nenhum comentário: